Sobe para 39 o número de vitimas fatais de inundações no RS

Defesa Civil estadual segue recebendo doações, itens como alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza podem ser entregues no Centro Administrativo Fernando Ferrari

Foto: Maria Eduarda Fortes/CP

As chuvas intensas que resultaram em enchentes e deixaram estragos em 79 cidades gaúchas, provocaram 39 mortes no Rio Grande do Sul. A atualização anterior, elaborada pela Defesa Civil estadual, apontava 37 óbitos, contudo, com a diminuição das inundações mais vítimas fatais começaram a aparecer.

Conforme a Defesa Civil, os óbitos aconteceram em Passo Fundo (1), Mato Castelhano (1), Ibiraiaras (2), Lajeado (3), Estrela (2), Encantado (1), Imigrante (1), Santa Tereza (1) e Cruzeiro do Sul (4). As cidades de Muçum (14) e Roca Sales (9) foram as mais prejudicadas pela forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde o último domingo (3). Ainda conforme o levantamento, 9 pessoas estão desaparecidas em Muçum, e 2.745 pessoas foram resgatadas com vida.

Ao todo, 3.575 pessoas estão desalojadas, ou seja, foram obrigadas a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação, em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre, e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo Sistema. Já o número de desabrigados, que são aquelas pessoas cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo governo, chegou a 2.504.

Doações

A Defesa Civil estadual segue recebendo doações. Itens como alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza podem ser entregues na Central de Doações do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, que permanecerá aberta, nesta quinta-feira, feriado de 7 de setembro, das 8h às 18h. Os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar também estão recebendo doações ao longo do feriado.

Outros pontos de arrecadação são o Palácio Piratini, as prefeituras municipais, todas as agências do Banrisul localizadas no Estado, a Secretaria Estadual de Assistência Social, a Procuradoria-Geral do Estado, os supermercados da Rede Zaffari/Bourbon, a Secretaria da Segurança Pública, Unidades do SESC, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Cruz Azul e Verte Saúde.