Quase 48 mil clientes seguem sem luz no RS em função dos temporais

Na área da CEEE são 28.930 pontos sem energia, enquanto 19.000 clientes da RGE estão com o serviço afetado

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

As consequências dos temporais que atingiram o RS entre domingo e segunda-feira ainda seguem afetando milhares de clientes das concessionárias de energia do estado, RGE e CEEE. Conforme a última atualização da manhã desta quinta-feira, divulgada pelas empresas, 28.930 pontos de luz estão sem energia na área de abrangência da CEEE enquanto 19.000 clientes da RGE ainda são afetados por desligamentos.

A RGE justifica o desligamento da energia por ‘motivos de segurança’. A redução do nível dos cursos d’água possibilitou o religamento para 27 mil clientes. O fornecimento foi normalizado nos municípios de Relvado, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Nova Brescia e Imigrante. A concessionária segue monitorando a situação em Vespasiano Corrêa, Roca Sales, Encantado, Muçum, São Valentim do Sul, Arroio do Meio, Santa Tereza, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Estrela, onde pode ser necessária a reconstrução parcial ou total das redes para a normalização do serviço.

Já o último comunicado da CEEE diz que ‘as equipes de manutenção da companhia realizam os reparos necessários para o retorno do fornecimento de energia elétrica a todos’. Segundo a concessionária, a região Sul do estado tem 12.478 clientes sem energia, seguida da Metropolitana com 6.118 clientes sem energia. Os municípios mais atingidos são Canguçu (5.020 clientes sem energia), Pelotas (4.297 clientes sem energia) e Viamão (2.420 clientes sem energia). Em Porto Alegre, há 2.049 clientes sem energia neste momento.

As empresas alertam que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a concessionária responsável pela região e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento.