Prefeitura cede unidade móvel de saúde da capital a municípios atingidos por temporais

O veículo já está à disposição do Governo do Estado e deverá realizar atendimentos nas cidades de Roca Sales e Muçum

Foto: Luize Baini/SMS

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou na manhã desta quinta-feira que a Unidade Móvel de Saúde da capital vai auxiliar os municípios mais afetados pelas cheias do Rio Taquari. O veículo já está à disposição do Governo do Estado e deverá realizar atendimentos nas cidades de Roca Sales e Muçum.

“Neste momento tão difícil para o Rio Grande, de perdas e dores para tantas famílias, vamos ceder a nossa unidade móvel e caminhões-pipa para auxiliar no atendimento às vítimas do temporal na região. A solidariedade não tem fronteiras”, diz o prefeito Sebastião Melo.

A cedência da unidade de saúde busca atender a população que mais precisa ter acesso aos serviços básicos de saúde. O caminhão de 20 metros quadrados conta com três consultórios climatizados, um deles com espaço para vacinação e banheiros. O acesso dos pacientes ocorre por meio de escada ou rampa no caso de pessoas com deficiência. Foi equipada, ainda, com gerador próprio e caixa d’água.

Conforme o Executivo municipal, a Unidade Móvel deve circular principalmente em regiões de difícil acesso dessas cidades, em que a população está impossibilitada de receber atendimento médico ou de enfermagem. O Hospital Roque Gonzales, situado em Roca Sales, foi invadido pela água, fazendo com que pacientes fossem transferidos para outras instituições hospitalares do entorno.

A Unidade Móvel de atenção primária tem capacidade de oferecer consultas médicas e de enfermagem, vacinação, curativos, procedimentos de dispensação de medicamentos, além de realizar exames rápidos como testes de gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis, entre outros atendimentos. “É fundamental a união de todos, pois neste momento não há limite entre municípios”, destaca o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Água

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está de sobreaviso e havendo necessidade enviará dois caminhões-pipa, com água potável, para abastecer a região. Podem ser disponibilizados cerca de 20 mil metros cúbicos de água.