Voltou a passar de 100 mil o número de consumidores sem luz no Rio Grande do Sul, no início da noite desta quinta-feira.
Na área de abrangência da CEEE, que tinha 85 mil clientes sem o serviço no início da tarde, temporais com vento forte e descargas elétricas, ocorridos desde a noite de ontem, já desabastecem 92 mil clientes, sobretudo no litoral Norte (29 mil); Sul (24 mil); litoral Sul (18 mil); Centro-Sul (11 mil); Campanha (5 mil), e região Metropolitana (5 mil). Em Porto Alegre, há 1,5 mil unidades sem luz. Os municípios mais atingidos incluem Pelotas, Imbé, Canguçu, Rio Grande, Mostardas, Tramandaí, Cidreira, Palmares do Sul, Santa Vitória do Palmar, Piratini, Pinheiro Machado, Arroio Grande e São Lourenço do Sul.
De acordo com a CEEE, equipes de manutenção da companhia seguem trabalhando para o retorno do fornecimento o mais breve possível, embora a solução das ocorrências dependa da complexidade de cada caso.
Na região atendida pela RGE, a falta de energia persiste para 13,4 mil consumidores. A empresa justifica o desligamento da energia por ‘motivos de segurança’. A redução do nível dos cursos d’água permitiu o religamento para 32,6 mil clientes, desde o início da semana. De acordo com a concessionária, 1,3 mil clientes sem luz vivem em áreas com impedimento de acesso ou alagadas, e outros 12,1 mil em locais onde vai ser necessária a reconstrução parcial ou total das redes. Os municípios mais afetados foram Vespasiano Corrêa, Roca Sales, Encantado, Muçum, São Valentim do Sul, Arroio do Meio, Santa Tereza, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Estrela.