Repasse emergencial de R$ 5 milhões para atingidos pelas chuvas no RS é anunciado pelo TJ

Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) promove campanha pelos desabrigados das enchentes no Estado

Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo

A Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, anunciou, na manhã desta quarta-feira (6), que o órgão realizará um repasse de R$ 5 milhões para auxiliar os gaúchos atingidos pelas enchentes. O Tribunal de Justiça comunicou ao Governo do Estado, em contato direto com o próprio Governador Eduardo Leite, após reunião da Administração com as áreas técnicas, sobre o repasse deste montante, em ação que faz parte das iniciativas do projeto “Judiciário Solidário” do TJ gaúcho.

Outras medidas para arrecadação de fundos e donativos também já estão sendo adotadas pelo Judiciário para o combate aos prejuízos decorrentes das enchentes no Estado, inclusive com a participação de outras instituições.

AMP/RS promove ação em prol dos atingidos

Em razão dos efeitos causados pelo ciclone extratropical que deixou mais de 20 mortos e cerca de 3 mil pessoas desalojadas, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) está promovendo uma campanha pelos desabrigados das enchentes no Estado. Por meio da chave pix CNPJ 87027595000157, é possível realizar doações que serão revertidas na compra de mantimentos para as vítimas da tragédia.

“O Rio Grande do Sul vive momentos de apreensão e também de luto em razão das mortes decorridas das enchentes que assolam o Estado. Por isso, a AMP/RS soma-se a essa corrente de solidariedade que deve ser estabelecida entre o povo gaúcho e todos os brasileiros, fazendo um apelo para que todos se engajem e façam doações para que possamos repassar em mantimentos e utensílios de primeira necessidade às pessoas que estão fora de casa e enfrentando este momento tão difícil”, ressalta o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares.

Durante a passagem do ciclone extratropical na segunda-feira, 4 de setembro, 66 cidades gaúchas foram atingidas, especialmente nas regiões Norte, Serra e Vale do Taquari. De acordo com números da Defesa Civil, são 1.650 desabrigados e 2.984 desalojados. Entre os donativos mais necessários no momento, estão kits de higiene e limpeza, cestas básicas, agasalhos e roupas de cama.