Leite confirma cancelamento de desfiles de 7 de Setembro em todo o RS

Movimento ocorre em razão das enchentes, o que também mobiliza o Exército

Foto: Alex Rocha / PMPA / Rádio Guaíba

O governador Eduardo Leite (PSDB), anunciou, no início da tarde desta quarta, que os desfiles de 7 de setembro foram cancelados em todo o Rio Grande do Sul. O movimento coincide com o momento crítico de parte das cidades gaúchas, em razão das enchentes.

Em nota, o Exército reforçou a decisão de cancelamento dos desfiles e citou que, neste momento, vai empregar todos os esforços em apoio à Defesa Civil. Antes do anúncio, cidades gaúchas já haviam decidido cancelar ou transferir a atividade. Mesmo que os desfilem ocorram em outras datas, o Exército reforça que as tropas, neste ano, não vão participar, em nenhum local do Rio Grande do Sul.

No fim da manhã, Eduardo Leite conversou com o comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, que se mostrou compreensivo ao pedido de suspensão dos desfiles.

Para o Dia da Independência, só o desfile de Porto Alegre previa, em efetivo e viaturas das forças de segurança estaduais, a mobilização de mais de 600 policiais civis, policiais e bombeiros militares, além de viaturas e de ao menos um helicóptero, assim como veículos do Detran e do Instituto Geral de Perícias, que com a suspensão, poderão seguir auxiliando em emergências e resgates.