Eventos trazem crescimento para o turismo da capital

Projeção é, até 2029, captar 35 eventos do segmentos de saúde, 8 de tecnologia e 7 esportivos

Crédito: João Mattos/Divulgação ACPA

O Rio Grande do Sul conta mais de 8,6 mil empresas que operam com o trade de turismo, das quais mais de 3 mil foram abertas, 14,4% a mais na comparação com 2020. O cenário foi traçado na reunião-almoço Menu POA da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), que reuniu a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Julia Tavares, Adriane Hillbig, do Convention&Bureau Porto Alegre, Amanda Paim, do Sebrae e Daniela Nunes, do Pacto Alegre.

Para os 83 mil passageiros internacionais que chegaram a Porto Alegre em 2023, a capital gaúcha dispõe de 305 hotéis que empregam mais de 3,8 mil funcionários com uma taxa de ocupação que chega a 55% e supera a média história do setor de 52%. Entre as atrações oferecidas estão mais de 100 churrascarias regulares, que levam a Prefeitura Municipal a reivindicar a condição de Capital Mundial do Churrasco.

O setor, principalmente com a atração de eventos de saúde, trazem um impacto de R$ 153 milhões, dos quais R$ 7 milhões vão para os cofres do município na arrecadação de impostos. O trabalho do setor é, até 2029, captar 35 eventos do segmentos de saúde, 8 de tecnologia e 7 esportivos, movimentando a economia da cidade e do estado, contribuindo com a arrecadação de impostos.