Chuva volta ao RS no feriado sob alerta de mais destruição

Estado enfrenta a maior tragédia natural da história desde a última segunda-feira

Foto: Maria Eduarda Fortes/CP

Sob alerta de mais estragos, a chuva volta ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, feriado de 7 de setembro. Desde a última segunda-feira, o Estado enfrenta a maior tragédia natural da história, com mortos e desabrigados em razão das chuvas em excesso.

Uma frente quente provoca pancadas fortes e intensas, raios, vento e granizo ao Oeste e ao Sul gaúcho. A instabilidade vai se estender a pontos do Centro e do Leste, incluindo a Grande Porto Alegre. Em vários pontos da metade Norte, o sol aparece, apesar de chuva em parte do dia em algumas regiões. No Noroeste e na maior parte do Norte, o feriado vai ter sol, calor e vento Norte.

No fim do dia e na madrugada de sexta, a frente avança como fria pelo território gaúcho, com chuva, localmente forte a intensa, em todas as regiões, com potencial de vendavais e mais destruição.

Alerta de inundações se mantém 
Conforme a MetSul, a chuva prevista não vem com volumes suficientes para causar um repique nas cheias do Vale do Taquari. No entanto, retarda a velocidade de baixa dos rios, já bem acima do nível normal.

A Defesa Civil de Porto Alegre alerta para a possibilidade de inundações nas regiões ribeirinhas de Porto Alegre, especialmente no bairro Arquipélago e na zona Sul, em decorrência do grande volume hídrico que escoa do sistema Jacuí/Taquari, contribuindo para elevação do nível do Guaíba.

Confira as mínimas e as máximas em algumas cidades gaúchas:

Torres 16ºC / 23ºC
Rio Grande 15ºC / 19ºC
Uruguaiana 17ºC / 23ºC
Chuí 15ºC / 18ºC
Capão 16ºC / 23ºC
Bagé 14ºC / 18ºC
Pelotas 15ºC / 18ºC