Visando auxiliar os 79 municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, principalmente os do Vale do Taquari, uma reunião entre os Três Poderes, na tarde desta quarta-feira, confirmou, por parte da Assembleia Legislativa, a destinação de R$ 20 milhões do orçamento da Casa para o socorro aos municípios. A decisão da Mesa Diretora ainda precisa ser referendada em plenário.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), apelou para que, na reunião de líderes, haja acordo para que a proposta seja votada já na próxima terça-feira. Ele também trouxe um apelo dos prefeitos de cidades atingidas pela desburocratização para o envio de recursos dos governos estadual e federal.
Zanchin recebeu, na sala da presidência da Assembleia, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, o procurador-geral do Ministério Público (MP-RS), Alexandre Saltz, o presidente do Tribunal de Contas (TCE-RS), Alexandre Postal, a subdefensora pública-geral para Assuntos Institucionais, Melissa Torres Silveira, o vice-líder do governo Lula no Congresso, deputado federal Bohn Gass (PT), o líder do governo no Legislativo, Frederico Antunes (PP) e demais deputados estaduais, alguns deles participando de forma remota.
Pela manhã, o TJ-RS já havia anunciado o repasse emergencial de R$ 5 milhões, de imediato, para auxiliar atingidos pelas enchentes, informando ao próprio governador. A ação integra as iniciativas do projeto “Judiciário Solidário” do TJ gaúcho. Iris Helena também colocou à disposição mobiliário para escolas e instituições públicas que sofreram prejuízo.
Em nome do Executivo, Artur Lemos, reforçou as ações implementadas pelo governo na mitigação dos impactos e afirmou que não serão poupados esforços para destinar recursos a fim de reerguer os municípios atingidos e atender as famílias impactadas pelas enchentes.