Indicador de emprego tem queda em agosto, aponta FGV

O indicador, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, caiu 1,1 ponto em agosto

Foto: Guilherme Testa / CPMemória

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp)do Brasil caiu em agosto pela primeira vez em três meses. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 5, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e não afeta uma tendência ainda favorável mas indica cenário com maior oscilação ao longo do segundo semestre deste ano. O indicador, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, caiu 1,1 ponto em agosto, para 76,9 pontos, devolvendo quase totalmente a alta observada no mês passado, de 1,2 ponto.

A queda do IAEmp nesse mês parece confirmar um cenário com maior oscilação para o indicador no segundo semestre do ano. A tendência ainda é favorável, mas o ritmo dessa melhora deve ser mais lento, em linha com as expectativas para o cenário econômico”, disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.

Segundo Tobler, por mais que aumente o número de notícias favoráveis, entre elas a redução da taxa de juros e o maior controle da inflação, “o impacto no mercado de trabalho não deve ser tão imediato”. Além disso, dados econômicos têm surpreendido positivamente, tais como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre ficando em 0,9%, embora a expectativa seja de desaceleração ao longo dos próximos meses.

De acordo com Tobler “uma melhora mais expressiva da atividade econômica, especialmente nos setores que mais empregam, é fundamental para recuperação mais consistente do mercado de trabalho”.