Dos 232 piquetes instalados no Parque Harmonia para o Acampamento Farroupilha, 15 apresentaram alagamento em razão do excesso de chuva, desde a madrugada, na capital. De acordo com a concessionária GAM 3 Parks, responsável pela manutenção e gestão do parque, o alagamento está restrito a uma quadra do evento e resultou da obstrução de caixas pluviais, o que impediu o escoamento adequado das águas da chuva para a rede pública.
A empresa garante ter mobilizado uma equipe “de forma imediata” para drenar a água acumulada. Com o uso de equipamentos específicos, o processo busca eliminar as obstruções nas caixas pluviais, permitindo que as águas da chuva fluam normalmente.
De acordo com reportagem do Correio do Povo, piqueteiros, sob anonimato, relataram frustração e preocupação com a drenagem do espaço. O funcionamento em geral do parque não é afetado, e algumas das estruturas alagadas permaneciam fechados no começo da tarde. A GAM3 Parks atua no local com pelo menos uma retroescavadeira, além de equipamentos de drenagem.
A Defesa Civil Municipal havia emitido alerta para volumes de precipitação de até 70 a 100 milímetros nesta segunda-feira, o que representa 70% da média de 167 milímetros para setembro em Porto Alegre. No interior do Rio Grande do Sul, o volume excessivo causa transtornos, com quatro mortes já confirmadas, em Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras (duas).