Na próxima quinta-feira, 7, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, embarca para Nova Déli, na Índia, onde participa da Cúpula do G20 e assume a presidência rotativa do bloco. A reunião de líderes ocorrerá nos dias 9 e 10, e será a primeira vez que o Brasil assume o posto.
O país ficará na presidência do bloco no período entre 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024, sendo responsável por organizar a próxima cúpula, que deve ocorrer em novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Atualmente, o G20 está sob o comando do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que deve entregar, de maneira simbólica, o cargo em 10 de setembro.
Durante a viagem à Índia, o presidente Lula também vai participar de três reuniões de trabalho do G20 e deve receber líderes de outras nações para reuniões bilaterais. Na pauta dos encontros pautas como desenvolvimento verde sustentável; meio ambiente e clima; transições energéticas e global net zero — que é a ideia de emissão zero líquida de carbono.