Atenção nas projeções do Relatório Focus em semana mais curta na economia

Há uma expectativa por este relatório depois dos dados divulgados do roduto PIB na semana passada.

Crédito: Freepik

Com a semana mais curta, em função do feriado do dia 7, Dia da Independência, a próxima semana deve afetar os negócios no Ibovespa. Mas na segunda-feira, 4, o Banco Central divulga o Relatório Focus, que contém as projeções macroeconômicas das principais instituições financeiras do país. Há uma expectativa por este relatório depois dos dados divulgados do Produto Interno Bruto (PIB) na semana passada.

Conforme analistas da Investing.com, plataforma de mercados financeiros, Destacam-se também a inflação ao produtor de julho, as vendas no varejo de julho e o PIB do 2° trimestre da zona do euro; a divulgação do Livro Bege do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA); inflação ao consumidor e balança comercial de agosto da China; e o PIB do Japão do 2° trimestre.

Analistas esperam uma revisão nas estimativas de crescimento para o ano de 2023 – que devem se aproximar ou ultrapassar os 3% – com possíveis impactos também no PIB de 2024. Já as projeções de inflação, que estacionaram nos 3,5% em prazos mais longos, também devem seguir sendo monitoradas por agentes. Também nesta segunda deve ser divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe) de agosto.

Na terça-feira, 5, o IBGE divulga os dados referentes à produção industrial do mês de julho no Brasil. Vale apontar que, no Orçamento enviado pelo governo, a previsão é de um déficit zerado em 2024 e este resultado é apoiado em um pacote de medidas que aumentaria as receitas em R$ 168,5 bilhões no ano que vem. Já na quarta-feira, 6, haverá a divulgação do IGP-DI de julho e os dados da produção automobilística da ANFAVEA.

Analistas de mercado projetam que o IGP-DI de julho deve apresentar ligeira alta (0,03%), após cinco meses de deflação

LIVRO BEGE 

Nos EUA, a semana se encerrou com a divulgação de dados mistos de emprego, com payroll mostrando criação de vagas ligeiramente acima do esperado. Os números da taxa de desemprego, contudo, foram relevantes para comprovar a desaceleração gradual do mercado de trabalho norte-americano.

Na agenda dos próximos dias, nos EUA, serão destaque as divulgações das encomendas à indústria, de julho, na terça-feira. Na quarta, haverá a apresentação do índice PMI e ISM do setor de serviços de agosto e dos números da Balança Comercial de julho. No mesmo dia, será também divulgado o esperado Livro Bege, do Fed.