Com um suicídio a cada 40 segundos, Sesi-RS lança campanha sobre esta questão

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, trata-se da segunda principal causa de morte entre aqueles com idade entre 15 e 29 anos

Foto: Site/ Reprodução

Na sexta-feira (1), foi lançada a campanha Setembro Amarelo pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), com o conceito “Seja luz no Caminho de Quem Precisa”, voltada para as indústrias e para a sociedade, o objetivo é o de levar conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida, tendo como gancho a data de 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos – trata-se da segunda principal causa de morte entre aqueles com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil, conforme o Centro de Valorização da Vida (CVV), 32 brasileiros tiram a própria vida a cada dia.

Nos ambientes organizacionais, transtornos mentais e comportamentais estão no terceiro lugar no ranking de questões que mais levam funcionários a se afastarem de seus trabalhos. Por isso, a importância do alerta da campanha do Sesi-RS, para que colegas de trabalho possam estar atentos a sinais que o outro apresente, conforme reforça a gerente de saúde mental do Sesi-RS, Letícia Lessa.

“Mudanças de comportamento muito abruptas, frequentes e constantes, que não seja um caso isolado, e sim uma mudança constante; isolamento contínuo das pessoas, um desejo de não se relacionar, de ficar um pouco mais sozinho; a perda repentina de interesses por atividades que antes pareciam ser muito prazerosas; dificuldade na capacidade de concentração é algo também que a gente precisa começar a observar”, comenta a especialista, que também cita a queda na produtividade do trabalho e pensamentos e falas negativas em relação a vida e ao futuro.

Quando esses sinais são identificados, a dica é acolher essa pessoa sem julgamentos e evitar responder com frases como: “você é louco, não pense isso”, “tem gente que está em situação pior, isso não é nada”. De acordo com Letícia, minimizar o que o outro está sentindo gera mais prejuízo em relação a dor do outro.

“Eu acho que a primeira questão que a gente precisa trazer quando falamos sobre saúde mental, de forma geral, não só em relação ao suicídio, é pensar que isso não é frescura, não é sinal de fraqueza. A pauta da saúde mental é acompanhada de estigmas, de preconceitos que permeiam muitas vezes esses pensamentos de que é frescura, de que a pessoa não está tendo o que fazer, está com tempo livre, enfim, não, não é sobre isso”, reforça Letícia.

A ideia do Sesi-RS é fomentar a discussão do tema entre líderes de empresas e a população, para que todos tenham um olhar especial e atento a quem precisa de ajuda. A campanha pode ser acessada pela página: www.sesirs.org.br/setembroamarelo. A empresa que se interessar também pode aderir à campanha pelo 0800 051 8555.

O site disponibiliza diversos conteúdos sobre o assunto, tanto para quem passa por momentos difíceis quanto para quem se dispõe a apoiar, assim como o farol apresentado pela campanha – guiando aqueles que precisam.