Reconhecida como um período significativo para todos os gaúchos, a celebração da Semana Farroupilha cria um ambiente propício para que o comércio ofereça produtos e serviços que estejam em sintonia com o espírito festivo e patriótico da população do estado. A avaliação da Federação Varejista do Rio Grande do Sul é de que o setor pode ser beneficiado com ações relacionadas a comemoração, beneficiando não apenas os tipos de estabelecimentos que vendem diretamente indumentárias ou produtos relacionados.
De acordo com Ivonei Pioner, presidente da Federação Varejista do RS, este é um momento oportuno para o comércio gaúcho mostrar sua versatilidade e conexão com a cultura local. Entre os itens mais vendidos estão bombachas, vestidos de prenda, botas, chapéus e camisas.
“A expectativa é que o comércio experiencie um aumento nas vendas, à medida que os consumidores buscam itens relacionados à cultura e à identidade do Rio Grande do Sul. Desde trajes típicos até alimentos tradicionais, as possibilidades de produtos que podem atrair a atenção dos clientes são diversas. Mas não se limita a isso. A valorização dos elementos culturais do Rio Grande do Sul tende a atrair consumidores que desejam se conectar com suas raízes e tradições. O varejo pode aproveitar a data para decorar o seu ambiente e se aproximar do consumidor por meio de uma experiência de compra diferenciada”, ressalta Pioner.