PMI Industrial do Brasil sobe em agosto, aponta agência global

Esta é a primeira vez que o indicador opera acima do nível neutro em 10 meses

Crédito: Abicalçados

O Índice de Gerentes de Compras industrial do Brasil, divulgado pela S&P Global avançou de 47,8 em julho para 50,1 em agosto. É a primeira vez em 10 meses que o indicador fica acima do nível neutro, de 50 pontos, o que indica expansão para a atividade. De acordo com a agência global de rating , as empresas apontaram que o volume de pedidos aumentou pela primeira vez em um ano, mesmo que de forma discreta, significando uma retomada dos volumes de produção.

“Os dados do PMI do Brasil revelaram uma recuperação promissora da indústria em agosto, marcada por um ligeiro aumento em novos pedidos e uma retomada do crescimento da produção. A retomada da contratação e a estabilização das compras de insumos indicaram o compromisso das empresas com o crescimento”, destacou em nota a diretora da S&P Global, Pollyanna de Lima.

Conforme a diretora, o prognóstico de queda na inflação e cortes nas taxas de juros pode estimular a demanda dos clientes, encorajando “previsões otimistas” para o próximo ano em relação à produção.

Pollyanna de Lima ressalta, porém, que, apesar da melhora na margem nesta leitura, as aberturas dos dados indicam que o crescimento das vendas e da produção se concentrou em categorias de bens de consumo, o que mantém a crise observada nos fabricantes de bens intermediários e de capital.

“As quedas contínuas nos custos dos insumos e nos preços dos bens finais refletiram o quadro recorrente de excedente de oferta sobre a demanda, apesar das melhoras em agosto. Os fabricantes conseguiram oferecer descontos em seus produtos em meio a um ambiente competitivo para tentar alavancar as vendas sem comprometer as margens. Aqui foram registradas reduções generalizadas nas categorias de bens de consumo, intermediários e de investimento”, destacou a economista.