Uma pesquisa que está sendo desenvolvida em todo o país para avaliar o impacto da vacina contra o HPV busca voluntários também no Rio Grande do Sul. O estudo, intitulado Pop Brasil 2, resulta de uma parceria do Ministério da Saúde com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e o Hospital Moinhos de Vento, vai ser executado pelo Centro de Pesquisas Insight/Rede de Saúde da Divina Providência. No Brasil, a amostra da pesquisa é de 13 mil pessoas – 950 delas do Rio Grande do Sul. Sidnei Alves dos Santos Júnior, coordenador médico do Centro de Pesquisas em Porto Alegre, reforça a importância do estudo.
“O principal objetivo é a gente avaliar o impacto da vacinação contra o HPV. Essa vacinação começou já há alguns anos e se a gente avalia a frequência com que o vírus ainda infecta as pessoas vai ser possível verificarmos o quanto a vacina determinou de redução na prevalência da infecção pelo HPV. E isso é fundamental porque vai nos demonstrar a eficácia da vacina. Um benefício, talvez o principal, do estudo é poder orientar as políticas públicas em relação à prevenção de HPV.”
Para participar como voluntário, é preciso ter entre 16 e 25 anos, e já ter tido a primeira relação sexual. Mulheres grávidas, que tenham feito cirurgia de retirada de útero ou que tenham feito algum procedimento em função de infecção por HPV não podem participar.
O vírus HPV é hoje um dos principais causadores de infecções sexualmente transmissíveis no mundo. São mais de 150 tipos e alguns podem ocasionar câncer, como o de colo de útero, conforme salienta Sidnei.
“Entre as doenças mais graves causadas pelo HPV está o câncer de colo do útero na mulher e o câncer de pênis no homem, sendo que, entre os dois, sem dúvida, o câncer de colo do útero é uma doença de prevalência muito maior. Além disso, ele pode causar também verrugas genitais”, enfatiza.
Para se cadastrar como voluntário do estudo, basta ligar/escrever para o telefone/whatsapp (51) 3269 5080, ou mandar email para [email protected].