A procuradora regional do trabalho Denise Maria Schellenberger Fernandes toma posse em 10 de outubro, em Brasília, como nova procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) para o biênio 2023-2025. Ela foi eleita em votação realizada na última quarta-feira, 30, com 53 votos de um colegiado de 65 votantes, e será a 19º integrante do MPT e a sexta mulher nos 86 anos de história da instituição a assumir a função de procurador-chefe. A procuradora Martha Diverio Kruse foi eleita vice-procuradora-chefe.
Ambas vão substituir os atuais chefes da administração do MPT-RS, Rafael Foresti Pego, procurador-chefe, e Mariana Furlan Teixeira, vice. A nova procuradora-chefe tem a intenção de valorizar a atuação do MPT, apoiando o trabalho realizado pelas Coordenadorias Temáticas, responsáveis pelo combate e prevenção de temas específicos na área do trabalho. O incentivo à mediação dos conflitos trabalhistas também é prioridade. Ela também tem a intenção de valorizar a atuação das Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTMs).
“Queremos também aumentar a visibilidade do Ministério Público do Trabalho, nos termos constitucionais, como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, afirma.