A inauguração oficial da Expointer evidenciou a cultura e a força dos gaúchos. Pela pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, os animais campeões nos julgamentos das raças de ovinos, bovinos de corte, leite e mistos, zebuínos, bubalinos e equinos desfilaram para público e autoridades.
Na tribuna de honra, os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e o governador Eduardo Leite, acompanharam a solenidade, além de parte do secretariado, parlamentares e dezenas de autoridades. Também prestigiou o ato o ministro da Agricultura do Uruguai, Fernando Mattos.
A cerimônia de “abertura”, já no sétimo dia da feira – como de costume -, teve apresentações de música, dança, apresentação dos cavalos vencedores do Freio de Ouro, Belle Porcelana (fêmea) e Guanabara Saladero (macho).
Pela primeira vez, os produtores que venceram os concursos de produtos da agroindústria familiar entraram no gramado para mostrar os campeões. Entre os oradores, participaram os secretários Giovani Feltes (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação); Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural); o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann; o presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers), Claudio Bier; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Carlos Joel da Silva; o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; e o presidente da Federação da Agricultura (Farsul), Gedeão Pereira.
A 46ª Expointer se encerra, no domingo, com o desafio de atrair mais de 800 mil visitantes.