Estado orienta a encaminhar denúncias de irregularidades no serviço público

No primeiro semestre de 2023, Ouvidoria recebeu 2.276 demandas pelos canais de contato

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Qualquer cidadão pode encaminhar informação sobre alguma irregularidade que observar no serviço público estadual. Vinculada à Casa Civil, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) funciona como um canal aberto para aproximar o governo da população, atendendo assuntos relacionados à prestação de serviços pelo Executivo.

Por meio de contato por telefone, via internet ou de forma presencial podem ser feitas denúncias, solicitações, reclamações, elogios ou sugestões de melhorias em serviços públicos do âmbito estadual. A OGE analisa as demandas recebidas e encaminha aos órgãos competentes, monitorando até o momento da resposta final.

No primeiro semestre de 2023, a OGE recebeu 2.276 demandas por meio dos canais de contato.

Ouvidoria-Geral do Estado

Site: www.ouvidoriageral.rs.gov.br
E-mail: [email protected]
Telefone: 0800 541 6136
Presencial: no térreo do Centro Administrativo do Estado (av. Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas), em Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h.

Saúde

A Ouvidoria do SUS/RS, que é tripartite, fica vinculada à Secretaria da Saúde (SES). O acesso ocorre pelos canais abaixo:

Site: saude.rs.gov.br/ouvidoria
Telefone: 0800 6450 644
WhatsApp: (51) 98405-4165
E-mail: [email protected]


Educação

A Secretaria da Educação (Seduc) mantém um canal para recebimento de informações e denúncias: a Assessoria de Integridade.
E-mail: [email protected]
Telefone: (51) 3288-6737

Transportes

Na Secretaria de Logística e Transportes (Selt), o Fale Conosco é o canal aberto ao cidadão para envio de denúncias e busca por informações. É possível entrar em contato por telefone, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h. Também há um formulário no site para encaminhamento de dúvidas, críticas, elogios ou sugestões.

Site: transportes.rs.gov.br/fale-conosco
Telefone: (51) 3288-5300

Daer
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) conta com uma ouvidoria própria. No site do órgão há perguntas e respostas sobre as dúvidas mais frequentes relacionadas a assuntos como transportes de passageiros e de cargas e multas e infrações de trânsito em rodovias estaduais, por exemplo. Para envio de denúncias e dúvidas, também há um formulário online.

Site: https://www.daer.rs.gov.br/ouvidoria
E-mail: [email protected]
Telefone: (51) 3210-5018

Segurança Pública

Na Secretaria da Segurança Pública (SSP), todas as forças de segurança e instituições vinculadas dispõem de ouvidorias próprias para receber denúncias e pedidos de informações e reclamações.

SSP

Site: www.ouvidoriageral.rs.gov.br
E-mail: [email protected]
Telefone: 0800 541 6136
Endereço: avenida Borges de Medeiros, 1.501, térreo – Centro Administrativo Fernando Ferrari – Caff (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h)

Brigada Militar

Corregedoria-Geral: https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/corregedoria-geral
Fones: (51) 98577-4870, 98577-8135 e 3212-0190
E-mail: [email protected]
Endereço: avenida Alberto Bins, 348 – Centro, Porto Alegre
Corpo de Bombeiros Militar

Ouvidoria: https://www.bombeiros.rs.gov.br/canal-de-atendimento-ao-cliente
Fone: (51) 98577-1362
E-mails: [email protected], [email protected], [email protected]
DetranRS

Ouvidoria: https://www.detran.rs.gov.br/ouvidoria
Fale conosco: https://www.detran.rs.gov.br/menu-fale-conosco
Chat online: https://www.detran.rs.gov.br/inicial (botão Fale Conosco), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Disque DetranRS (segunda a sexta, das 8h às 20h)
Fone: 0800 905 5555 ou (51) 2312-1130 (chamadas de fora do RS)
WhatsApp 24 horas: 800 905 5555

IGP/RS

Corregedoria-Geral: https://igp.rs.gov.br/corregedoria-geral
Fale conosco: https://igp.rs.gov.br/fale-conosco
Telefone: (51) 3288-5150, ramal 5051
E-mail: [email protected]

Polícia Civil

Corregedoria-Geral: https://www.pc.rs.gov.br/cogepol
Telefones: 0800-510-4669 ou (51) 3288-5500
E-mail: [email protected], [email protected]
Fale conosco: https://www.pc.rs.gov.br/fale-conosco
Telefone: (51) 3288-2400