Tudo Fácil Zona Norte passa a contar com serviço 156 presencial a partir desta sexta

Principais demandas envolvem água, esgoto, limpeza urbana, poda de árvore e tapa buraco

Foto: Luciano Lanes/PMPA

A partir desta sexta-feira, 1° de setembro, o atendimento do serviço Fala Porto Alegre 156, até hoje disponível via mídias digitais e ligação telefônica, passa a ser oferecido, também, de forma presencial na Unidade Tudo Fácil Zona Norte, localizada no Bourbon Shopping Walling Assis Brasil. O governo estadual e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), firmaram um termo de cooperação para disponibilizar o serviço após a identificação de que parte dos cidadãos porto-alegrenses prefere utilizar o serviço de forma presencial e não apenas online, conforme relata Adriana Gambino, diretora de Transparência e Cidadania da Secretaria.

“A gente identificou que em Porto Alegre ainda tem um público que gosta muito de falar ao telefone, que gosta muito de falar com o atendente. Por exemplo, o atendimento da [Secretaria da] Fazenda a gente vê que ainda tem um volume muito grande de pessoas que vêm até a Secretaria que, apesar de ter toda uma parte no sistema – ele pode tirar sua guia de IPTU de forma online -, mas ele ainda quer ter também um atendimento presencial”, explica.

Adriana reforça que a prefeitura de Porto Alegre passou a oferecer mais canais para a comunicação com o cidadão. Em 2020, 95% dos atendimentos via 156 eram feitos por telefone e 5% por mídias digitais (aplicativo e whatsapp). Até julho de 2023, os atendimentos por telefone passaram a representar 60%,e as mídias digitais, 40%.

A diretora também ressalta que, até o fim do ano, essa iniciativa presencial deve ser ampliada também para as unidades do Tudo Fácil da Zona Sul e do Centro Histórico. A iniciativa expande o atendimento ao cidadão, facilitando a vida do porto-alegrense e agilizando demandas relacionadas aos serviços da cidade. As principais delas envolvem zeladoria: água, esgoto, limpeza urbana, poda de árvore e tapa buraco.

“De todas as demandas que a gente recebe pelo cidadão, olha que coisa incrível: 70% das demandas são pedidos de informação. O cidadão liga pra lá perguntando, por exemplo, sobre o horário do itinerário de ônibus, sobre o Dmae, sobre vacina, sobre poda, então tem bastante informação. E os outros 30% vão ser protocolos sobre o Dmae, limpeza urbana, recolhimento de descarte irregular, reclamações de coletas, tapa-buracos, podas de árvores. Às vezes, tem denúncias de fiscalização, tipo maus tratos de animais, comércio irregular. É muito a questão na zeladoria da cidade mesmo”.

No Tudo Fácil Zona Norte serão disponibilizados dois guichês de atendimento presencial e dois volantes de autoatendimento, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábados das 10h às 14h.

Conforme a secretária estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, o governo do Estado busca, junto com os municípios, ampliar o atendimento e concentrar em um único local os serviços públicos mais demandados pelo cidadão, dispondo de uma ampla estrutura com fácil acesso, tanto físico quanto online.