O consumo de itens de supermercados nos lares brasileiros apresentou uma alta de 3,37% em julho, na comparação com o mesmo período de 2022. No acumulado do ano até julho, a alta é de 2,52%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 31, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Conforme Marcio Milan, vice-presidente da associação lembra que a projeção para o ano completo de 2023 é de crescimento de 2,5%. Entretanto, os empresários do setor têm preocupações sobre o impacto da alta recente dos preços dos combustíveis sobre as vendas nos próximos meses.
“Escolhemos ser conservadores. Quando olhamos os últimos meses de 2022, houve crescimento acima do que já atingimos neste ano. Nos próximos meses, vamos avaliar se aumentaremos a projeção de crescimento”, afirmou Milan.
A expansão no consumo ocorreu ao mesmo tempo em que houve queda nos preços dos alimentos. Segundo a Abras, a cesta de 35 produtos pesquisada pela entidade teve preço em julho de R$ 730,06 em média, menor valor desde fevereiro de 2022.
Até agosto, o setor super supermercadista teve 438 lojas inauguradas. Destas, 187 são lojas novas e 251 se tratam de reinaugurações. Dos novos estabelecimentos, 105 são supermercados e 82 são atacarejos.