Canoenses que estiverem na fila de espera por exames, consultas e cirurgias pelo SUS devem atualizar as demandas junto ao sistema da Secretaria Municipal de Saúde. O período de atualização vai de 1º de setembro a 30 de novembro. Com os números revisados, a prefeitura de Canoas vai passar a planejar ações visando reduzir o tempo de espera por atendimento. A ação engloba o programa Canoas + Saúde, iniciativa que vai ser lançada nesta sexta-feira, às 8h30min, no Calçadão do Centro de Canoas, conforme comenta o secretário de Saúde do município, Felipe Martini.
“É essencial que as pessoas participem desse programa porque no momento em que a gente identifica qual é o usuário do SUS que precisa de algum desses procedimentos, a gente torna o gasto público mais eficiente. Logo em seguida a gente vai começar a ofertar maior número de consultas com médicos especialistas. A nossa ideia, por exemplo, é nos próximos 12 meses estar produzindo em torno de 27 mil consultas com médicos especialistas”, detalha.
O objetivo é identificar situações como a de pacientes residentes na cidade que ainda constem na fila de espera do SUS, mas que já realizaram os atendimentos via convênio ou em clínicas particulares. A partir dessa atualização e da busca ativa, vai ser possível mapear a real necessidade de ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos, consultas especializadas e exames. No momento, existem 100.346 mil pacientes de Canoas aguardando atendimento via SUS, com 10 mil esperando cirurgias, 37 mil, consultas e 52 mil, exames.
“A gente acredita que esse número é menor. Muitas dessas pessoas provavelmente já buscaram na própria rede privada algum tipo de atendimento e isso, logicamente, ocupa na fila o lugar daquele paciente que está aguardando. Limpar essa fila permite que se tenha mais eficiência na entrega dos serviços. Uma fila menor se pressupõe mais velocidade no chamamento também”, reforça o secretário de Saúde.
Serão disponibilizados seis locais para a atualização das demandas: Central Canoas + Saúde (na Estação Canoas da Trensurb), quatro subprefeituras e a Ouvidoria da SMS. Aos sábados, o serviço fica disponível também no projeto Prefeitura na Rua.
O paciente precisa apresentar documento com foto, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS e comprovante do encaminhamento médico (se possuir).
Pessoas com impossibilidade física de locomoção receberão a visita de um agente de saúde, que vai atualizar as informações. O não comparecimento para a atualização acarreta na inativação do usuário da lista de espera.
Onde atualizar as demandas junto ao SUS
Central Canoas + Saúde
Estação Canoas da Trensurb
Horário: 7h às 19h
Ouvidoria da Secretaria de Saúde
Rua Dr. Barcelos, 1600
Horário: 8h às 17h
Subprefeitura Noroeste
Rua Candelária, 441, bairro Mathias Velho
Horário: 8h às 18h
Subprefeitura Sudoeste
Rua Edgar Fritz Muller, 430, bairro Rio Branco
Horário: 8h às 18h
Subprefeitura Nordeste
Avenida Boqueirão, 3166 (térreo), bairro Estância Velha
Horário: 8h às 18h
Subprefeitura Sudeste
Rua Marechal Rondon, 100, bairro Niterói
Horário: 8h às 18h
Prefeitura na Rua
Sempre aos sábados
Horário: 9h às 16h