Eletrobras lança programa para atrair startups

Com startups, são mais de 30 trabalhando em projetos da companhia de energia

Eletrobras | Foto: Eletrobras/Divulgação

A Eletrobras está lançando um programa para atrair startups para projetos dedicados a resolver “desafios” da maior empresa de energia da América Latina em seus diferentes campos de atuação. Chamada de PowerUp, a iniciativa propõe encontrar parceiros com soluções operacionais maduras e de implementação rápida para sete desafios da companhia, envolvendo temas como gestão de ativos, segurança do trabalho, logística e suprimentos e educação corporativa.

“Há uma intenção clara, desde o início da jornada, de ter parceiros de negócio no futuro. A startup poderá escalar, mostrar ao mercado que ela não só desenvolve uma solução, mas implanta e consegue sustentar isso como um serviço”, comenta vice-presidente de Inovação da Eletrobras, Juliano Dantas.

O PowerUp integra o “Innovation Grid” da Eletrobras, uma plataforma que foi criada para concentrar todas as iniciativas da empresa e suas subsidiárias na área de inovação, como parcerias na área acadêmica e com empresas de outros setores em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Somente em P&D, a Eletrobras tem em andamento mais de 90 projetos junto a mais de 60 parceiros. Com startups, são mais de 30 trabalhando em projetos da companhia de energia.

Ainda segundo o executivo, a nova organização da área permite que a Eletrobras traduza concretamente suas ambições enquanto uma gigante de energia renovável, em tecnologias como hidrogênio verde e microgrids (pequenas redes elétricas). Entre projetos inovadores que se conectam, Dantas mencionou o desenvolvimento de microgrids renováveis para descarbonização de regiões da Amazônia hoje atendidas por geração poluente e o uso de inteligência artificial para reflorestamento de áreas com potencial para geração de créditos de carbono.