Em 20 anos, só um município não relatou desastres naturais no RS

Painel lançado hoje na Expointer detalha dados sobre os registros de eventos como enxurradas, inundações, estiagem e seca, chuvas intensas e vendaval e granizo

Foto: José Schaefer / Emater/RS-Ascar / CP

De 2003 a 2022, 496 dos 497 municípios gaúcho registraram a ocorrência de algum desastre natural reconhecido. Estância Velha, no Vale do Sinos, consta como a única exceção. Estiagem e seca aparecem como os tipos de fenômenos mais comuns, com 2.594 ocorrências no período, seguidos de enxurrada (783) e vendaval (434).

As informações fazem parte de um painel apresentado, nesta terça-feira, pelo governo estadual, durante a 46ª Expointer, em Esteio. No portal, elaborado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) em parceria com a Defesa Civil, o usuário pode consultar, de forma detalhada, dados sobre os registros de eventos como enxurradas, inundações, estiagem e seca, chuvas intensas e vendaval e granizo. Dentre as informações disponibilizadas, o tipo e o número de ocorrências, os danos humanos e os prejuízos econômicos em cada cidade.

Acesso ao painel

Produzido pelo Departamento de Planejamento Governamental (Deplan), o material teve como base os dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Apresentado na Expointer pela gerente da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS) do Deplan, Maria do Socorro Barbosa, o lançamento contou com a participação da titular da SPGG, Danielle Calazans, da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e do subchefe da Defesa Civil, Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira.

Com o painel, o governo espera dar suporte à elaboração de políticas públicas mais eficientes para minimizar o prejuízo com desastres hidrológicos (alagamento, inundação e enxurrada), meteorológicos (tornado, granizo, chuva intensa, vendaval, geada e ciclone), climatológicos (estiagem e seca) e geológicos (movimentos de massa, como, por exemplo, os deslizamentos de terra).