Terça no RS vai ter sol, manhã gelada e temperaturas amenas à tarde

Frio propício a geada se repete, mas máximas serão mais elevadas que as desta segunda-feira

Foto: Alex Rocha / PMPA / Divulgação

O Rio Grande do Sul vai ter outro dia de sol com amplos períodos de céu claro, embora poucas nuvens apareçam em algumas regiões. O estado segue sob influência de ar seco e frio de alta pressão, que mantém o tempo firme. O resfriamento noturno volta a ser acentuado e o amanhecer, gelado. O aquecimento, contudo, vai ser maior, com temperaturas amenas à tarde.

Há chance de marcas negativas em algumas cidades, sobretudo serranas, e de 1ºC a 3ºC nos pontos mais frios de Porto Alegre e região Metropolitana, com geada. O vento aumenta na segunda metade do dia e reforça a sensação de frio.

As mínimas vão rondar 1ºC em Santana do Livramento, 0ºC em Vacaria e -3ºC em São José dos Ausentes. Já as máximas podem chegar a 22ºC em Uruguaiana e 25ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 5ºC e 22º.

A madrugada de segunda-feira se tornou a mais fria do ano em Porto Alegre, região Metropolitana e em parte do interior, especialmente na Serra e nos Aparados. Essas áreas anotaram marcas ao amanhecer baixíssimas para o fim do mês de agosto. Uma estação particular em São José dos Ausentes registrou -6,5ºC, a menor temperatura observada neste ano no RS.

Porto Alegre teve mínima oficial de 3,8ºC no Jardim Botânico, mas em outros pontos da cidade a temperatura chegou a 0,2ºC no Lami e a 2,1ºC em Belém Novo. A mínima oficial, de 3,8ºC, se confirmou como a menor do ano e a mais baixa na cidade em agosto desde 2018.