Campanha para incentivar doação de órgãos no RS é lançada no Circo Mirage, em Porto Alegre

Campanha 'O Amor Vive' incentiva gaúchos a se tornarem a população campeã em transplantes no Brasil

Foto: Marcel Horowitz / Rádio Guaíba

O governo do Rio Grande do Sul lançou, nesta segunda-feira, a campanha ‘O Amor Vive’, com objetivo de sensibilizar a população sobre a doação de órgãos e tecidos para transplantes. A ação contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e ocorreu durante uma sessão extra do Circo Mirage, em Porto Alegre.

“Vamos fazer com que os gaúchos façam cada vez mais adesões a esta luta pela vida. Isso vai fazer com que outras vidas sejam salvas no futuro. Cada vez mais queremos um estado que cultive o amor, e doar órgãos é o maior ato de amor que podemos fazer ao próximo”, declarou Souza.

Acompanhada da neta Bibiana, de seis anos, Arita Bergmann comentou a oportunidade de juntar a arte com a mensagem de incentivo aos transplantes. “Aproveitamos para aliar a doação de órgãos e o espetáculo para dizer que a vida nos dá oportunidades. Oportunidades para amarmos, sermos felizes e mostrar o tamanho da nossa vontade de sermos o estado que mais vai fazer transplantes no país”, destacou a secretária.

No Rio Grande do Sul foram registrados, entre janeiro e agosto, 424 transplantes de órgãos e, até julho deste ano, 795 transplantes de tecidos (córneas, ossos e pele). Os transplantes de rim (306) e de fígado (85) foram os dois tipos com maior número de procedimentos efetuados neste ano.

Atualmente, há 1.319 pessoas na lista de espera para receber um novo rim em cidades gaúchas. Em segundo lugar está a lista de espera para transplantes de córneas, com 1.202 pessoas.