A Prefeitura de Porto Alegre segue vacinando contra a gripe. Porém, conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a baixa procura pela vacinação preocupa. Conforme a pasta, apenas 38% da população infantil da capital se vacinou contra a gripe em 2023. Conforme o secretário, Fernando Ritter, a não imunização pode acarretar problemas para a rede hospitalar da cidade, nos períodos mais frios. Segundo estimativa a prefeitura recebeu mais de 700 mil doses para imunizar o público alvo.
“O que me chama atenção, lembra o quanto era difícil a gente decidir quem era prioridade na vacinação do Covid-19 ou no início da pandemia, a própria vacinação contra a gripe, apenas 38% dos profissionais de saúde [em Porto Alegre] se vacinaram”, relatou Fernando Ritter. O secretário ainda fez um apelo para a população. “Quem ainda não se vacinou, temos praticamente 200 mil doses a disposição, nas 134 unidades de saúde do município, 16 delas com horário de atendimento até às 22h. Ou seja, saia do trabalho, dê uma olhada no site da prefeitura, que está lá o endereço da unidade mais perto”, afirmou.
Até o momento foram 497.861 mil vacinados, equivalente a aproximadamente 60% de todo o público alvo da vacina contra a gripe. A Secretaria Municipal da Saúde estima que o total de vacinados chega à 38% das crianças, 42% gestantes, 60% idosos. “Geralmente as pessoas da terceira idade tem doenças crônicas associadas, e acabam, se contraindo o vírus da gripe, Influenza A, Influenza B, H1N1, pode evoluir para uma forma mais grave da doença”, detalhou.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém nesta segunda-feira (28), a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. Serão 45 locais aplicando o imunizante contra a Covid-19. Saiba mais