Funkeiro MC Marcinho morre aos 45 anos, no Rio

Artista permanecia internado em um hospital particular desde 27 de junho

Foto: Reprodução/Instagram

MC Marcinho, que ganhou o apelido de “Príncipe do Funk”, morreu aos 45 anos, na manhã deste sábado, no Rio de Janeiro. O Hospital Copa D’Or confirmou o óbito ao portal R7. O artista teve falência múltipla de órgãos.

O funkeiro ficou mais de dois meses internado. Durante esse período, sofreu uma parada cardiorrespiratória e chegou a fazer um transplante de coração artificial, mas não resistiu. Marcinho tinha uma doença cardíaca, além de insuficiência renal. Em março, o artista passou por cirurgia de troca de marca-passo.

“O Hospital Copa D’Or confirma com pesar a morte do paciente Marcio André Nepomuceno Garcia na manhã deste sábado (26), às 9h10, em decorrência da falência múltipla de órgãos. O hospital se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda”, menciona a nota assinada por Marcelo London, diretor médico do Copa D’Or.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

Carreira 
Márcio André Nepomuceno Garcia, o MC Marcinho, começou a carreira na música cedo, quando tinha apenas 13 anos, popularizando nos anos 90 o funk melody, gênero musical que, mais tarde, revelou grandes nomes, como Anitta.

Dono de hits como Tudo é Festa e Garota Nota 100, ele ganhou o apelido de “Príncipe do Funk”. Com ritmo dançante, Glamurosa, um dos principais hits de Marcinho, virou um marco para o funk melody.

Na letra da música de sucesso, lembrada até hoje, o cantor cita e exalta as qualidades de uma “rainha do funk”, uma referência a Xuxa Meneghel, a quem o artista homenageou na canção.

Fiel ao estilo mais romântico que o consagrou, Marcinho completou 30 anos de carreira. Durante uma participação no Balanço Geral RJ, o funkeiro comentou sobre conseguir manter o gênero musical em alta, mesmo depois da popularização do funk mais explícito.

“Você tem que se atualizar naquilo que está acontecendo, o linguajar mudou, as tecnologias chegaram para poder ajudar também. Antigamente, você colocava uma batida, cantava em cima e ia embora. Hoje, você tem vários elementos para ajudar e você conseguir atualizar o funky melody, com linguagem atual e que os jovens conseguem entender”, disse.

MC Marcinho deixa a ex-mulher, Kelly Garcia, de quem havia se divorciado em junho depois de 25 anos, e cinco filhos: Marcelly, de 24 anos, Marcelo, de 22 (frutos do relacionamento com Kelly), Matheus, de 24, Sara, de 23, e Marcinho, de 17.