Com afastamento de Lindôra, PGR indica subprocurador para atuar em casos criminais no STF

Ações referentes ao 8 de Janeiro, no entanto, seguem sob a responsabilidade do grupo comandado por Carlos Frederico Santos

Foto: Sergio Almeida / CNMP / Divulgação

O procurador-geral da República, Augusto Aras, designou o subprocurador-geral Humberto Jacques de Medeiros para atuar nos casos criminais em curso perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assume as atribuições da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, que está afastada para tratamento de saúde.

Já as ações penais e os inquéritos referentes aos atos de 8 de janeiro permanecem sob a responsabilidade do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA), coordenado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

Considerada braço direito de Aras, Lindôra protagonizou polêmicas ao criar embates com a Lava Jato e ao contrariar o Ministério Público Federal quanto à eficácia do uso de máscaras na proteção contra a Covid-19.

No ano passado, sete senadores que integraram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, no Senado, pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar a vice-procuradora-geral por possível prevaricação — que consiste em retardar ou deixar de praticar ato de ofício, ou praticar contra a disposição expressa em lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

O pedido ocorreu depois que Lindôra pediu o arquivamento de cinco ações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) abertas com base em apurações da CPI.