O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), no âmbito do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais, viabilizou a participação de 14 empresas gaúchas na Gamescom. O evento, que acontece até domingo, 27, em Colônia, na Alemanha, é a maior feira de games do mundo. O incentivo estadual para o estande coletivo é de R$ 70 mil.
O primeiro dia do evento começou com a visita do embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, ao estande coletivo do Estado. As 14 empresas que estarão no estande do Rio Grande do Sul são: Aoca Game Lab-RS (Porto Alegre), Beta 2 Games (Rio Grande), Canvas Ink Games (Porto Alegre), Clap Clap Games (Porto Alegre), Druzina Content (Porto Alegre), Epopeia Games (Porto Alegre), Hammer 95 (Estrela), Hermit Crab (Caçapava do Sul), Hyper Drive Studio (Porto Alegre), Izyplay Game Studio (Pelotas), Kreativitas (Esteio), Mr. Dev Studio (Gramado), Radioativa Produtora (Porto Alegre) e Sonora Games (São Francisco de Paula).
A presença das empresas na feira traz visibilidade ao setor e ao Estado. A assessora do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Astrid Schünemann, também estará no evento, atuando em networkings de representação do Rio Grande do Sul.
A edição deste ano da Gamescom tem o Brasil como país homenageado, em reconhecimento ao crescimento da indústria nacional de desenvolvimento de jogos. O país tem uma das maiores audiências de games do mundo, sendo o maior mercado consumidor da América Latina e o número 10 em âmbito mundial. Na última participação do Estado em feiras de games (na 11ª edição do Best International Games Festival, em São Paulo), as seis empresas que estavam no estande coletivo do Rio Grande do Sul fecharam R$ 6,4 milhões em negócios. A expectativa é de que o sucesso gaúcho se repita no evento na Alemanha.