Registro de inadimplentes cai 0,5% em julho, revela Boa Vista

Indicador recuou 1,7% no trimestre móvel encerrado no mês passado

Crédito: Freepik

O número de registros de inadimplentes apresentou um recuo de 0,5% em julho na comparação com o mês anterior. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 23, pela Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica. O resultado ocorreu após um aumento de 0,4% em junho na mesma base de comparação e fez com que o indicador recuasse 1,7% no trimestre móvel encerrado em julho.

Na comparação interanual foi observada elevação de 2,8% em julho, o que contribuiu para desacelerar o resultado acumulado no ano, de 13,3% de janeiro a junho para 11,9% quando considerados os dados de julho. O indicador se manteve numa trajetória de crescimento desacelerado em 12 meses acumulados, passando de 20,0% em junho para 18,8% na aferição atual. O economista da Boa Vista Flávio Calife destaca que a queda no número de registros – a terceira nos últimos quatro meses – “reforça a ideia que tínhamos de que o pior momento ficou para trás”.

“Se olharmos para os fatores condicionantes, tanto para os registros, quanto para a taxa de inadimplência, somente o comprometimento da renda ainda não melhorou, mas isso pode mudar um pouco daqui em diante em função do Desenrola, já que as dívidas estão sendo renegociadas com descontos e condições mais adequadas”, pontuou Calife.

Já o Indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista avançou 1,5% na comparação mensal e encerrou o trimestre móvel com recuo de 1,3% de acordo com os dados dessazonalizados. Em relação ao mês de julho do ano passado foi verificado um aumento de 21,6% e isso contribuiu para acelerar os resultados acumulados. No ano a Recuperação de Crédito aponta alta de 16,8% e na variação acumulada em 12 meses o crescimento é ainda maior, de 19,6%.