Moradores relatam queda de granizo na zona Sul de Porto Alegre nesta quarta

Apesar da chuva de um milímetro hoje até o momento na Capital, nível do Guaíba subiu mais de 40 centímetros desde ontem

Foto: Alina Souza / CP Memória

A zona Sul de Porto Alegre foi atingida por uma leve chuva de granizo na manhã desta quarta-feira, conforme relatos de moradores à MetSul Meteorologia. Em Charqueadas, na região Carbonífera, pedras de gelo do tamanho de bolas de gude caíram sobre o município. Já no bairro Rio Branco, em Canoas, na região Metropolitana, houve temporal de granizo no começo da madrugada da quarta-feira, segundo vídeos publicados nas redes sociais e compartilhados pela MetSul.

De acordo com a consultoria meteorológica, o motivo destas precipitações foi a passagem de uma célula isolada de temporal, que, na maior parte da Capital, causou muitas trovoadas, mas não houve transtornos maiores no município, conforme o monitoramento da Prefeitura. No interior do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil Estadual reportou granizo nos municípios de Encruzilhada do Sul, Arambaré, Pelotas, Rio Grande e Bagé, porém sem registro de danos. Em outras cidades, também choveu pedras de gelo em menor proporção.

Segundo dados da Rede Hidrometeorológica Nacional, choveu pouco mais de um milímetro na altura do Cais Mauá, no Centro Histórico da Capital, até o momento nesta quarta. Ainda assim, foi suficiente para elevar o nível do curso d’água de 82 centímetros, nível mais baixo desde o começo de julho, para 1,26 metro em 15 horas, já que também choveu nas áreas de nascente. A precipitação, estima o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Simagro/Seapi), deve chegar a 9,2 milímetros na cidade ao longo desta quarta e 9,4 milímetros na quinta.