Serasa lança nova plataforma de crédito

Novo modelo de análise reduz o custo do crédito para o credor

Foto: JOSÉ CRUZ / AGÊNCIA BRASIL

Com o objetivo de facilitar a jornada das instituições financeiras e ampliar a capacidade de aprovação de crédito, a Serasa lança uma nova plataforma. A estrutura, totalmente modular e gratuita, usa a inteligência de dados para permitir ao credor uma pré-seleção dos pedidos dentro do marketplace Serasa, facilitando também a vida do consumidor que usa a plataforma para buscar empréstimo ou financiamento.

“A própria empresa que pretende conceder crédito define o perfil exato de público com quem quer trabalhar, elegendo os critérios de renda, score, histórico financeiro e outras informações que considerar importante”, informa Maria Monteiro, Gerente de Modelagem de Crédito da Serasa.

Conforme a executiva, com base neste processo decisório preenchida pela própria instituição financeira, a plataforma faz uma pré-seleção que encurta o tempo e o custo de análise, além de aumentar a chance de aprovação, melhorando a experiencia de crédito para os consumidores.

SEGURANÇA

Para desenhar o perfil mais exato possível do cliente que busca, a empresa credora também pode usufruir da variedade de dados disponibilizados pela própria Serasa Experian, o maior bureau de crédito do país. “A empresa registra na plataforma as suas regras e políticas de elegibilidade e vai receber um perfil mais aderente a suas características, reduzindo as reprovações habituais e aumentando a chance de aprovação”, explica Maria Monteiro.

A Serasa garante à empresa parceria um controle total de privacidade e segurança das informações preenchidas na plataforma, oferece uma trilha de auditoria que dá 100% de transparência e de confiabilidade ao novo modelo e ainda disponibiliza um conjunto de ferramentas anti-fraude. Em operação há dois meses, a Serasa já coleta os dados dos primeiros testes da nova plataforma realizados com parceiros mais antigos do marketplace: probabilidade quatro vezes maior de aprovação (com taxa de “sim” na ordem de 87%), redução do tempo de análise de 15 dias para dois ou três dias apenas e queda nos índices de inadimplência dos clientes aprovados.

“Estamos prevendo um ciclo econômico favorável e queremos aproveitá-lo para democratizar o crédito responsável, cumprindo assim o nosso propósito”, diz a Diretora de Crédito da Serasa, Amanda Rapouzo.