O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil deflagrou, nesta segunda-feira, uma ação de combate ao tráfico de drogas em Porto Alegre, região Metropolitana e na região Carbonífera. Segundo a corporação, os alvos são integrantes de uma facção da zona Sul da capital.
Os agentes cumprem 12 ordens judiciais, sendo duas prisões temporárias e três preventivas, cinco ordens de busca e apreensão e o bloqueio de uma conta bancária.
As diligências ocorrem no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, e em Gravataí. Ordens também são cumpridas, com o apoio de policiais penais, na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas e na Penitenciária Estadual de Porto Alegre.
As apurações tiveram início em dezembro de 2022, quando o Denarc prendeu um homem com drogas, avaliadas em R$ 10 mil, no bairro Santa Tereza.
A partir dessa apreensão, foi constatado que um esquema de distribuição de drogas estava em curso na capital, coordenado por um grupo que também era responsável por roubos e adulteração de veículos. Além disso, o bando ainda comprava armas de fogo de grosso calibre para atacar criminosos rivais.
Conforme o delegado Guilherme Dill, O grupo é especializado na distribuição de maconha, em Porto Alegre, e também na lavagem de capitais mediante transferência de valores para contas de terceiros.
“Nove pessoas mantinham a rotina de compra e venda de drogas em grandes quantias, bem como movimentação ilícita de valores nas contas bancárias. A base territorial do grupo é no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, na localidade chamada Buraco Quente”, declarou o titular da 1ª Delegacia do Denarc.
Ainda segundo Dill, dois dos investigados são alvos de prisão temporária e três, de prisão preventiva, sendo que os demais serão intimados para prestar depoimento. “O grupo integra uma facção local”, destacou.