Pradotech lança Casa das Startups nesta terça

Incubadora focada em inovação, com estrutura de coworking

Crédito: Divulgação

O parque tecnológico do Prado – Pradotech -, de Gravataí/RS, lança amanhã, 22, a Casa das Startups. Com 12 empresas, a Casa é uma incubadora focada em inovação, com estrutura de coworking, salas e uma arena para eventos que faz parte do parque tecnológico Pradotech. No total, são 20 salas individuais e 20 espaços de trabalho coletivo para as startups interessadas em um período de incubação de até três anos.

A Casa das Startups faz parte do Prado Bairro-Cidade, empreendimento idealizado pelo presidente do Instituto Prado, Carlos Gerdau Johannpeter. Para ter espaço garantido na estrutura, as empresas investem a partir de R$ 1,8 mil. O aluguel do espaço individual, segundo Johannpeter, permite que as startups usem as áreas comuns do Bairro-Cidade, incluindo a Arena, mediante reserva.

“O Pradotech possui, ainda, convênio com o Tecnopuc, sendo que as startups da Casa poderão utilizar as instalações (laboratórios) como se fossem de lá”, acrescenta o empresário.

Segundo Johannpeter, o espaço nasce para se tornar um polo tecnológico de desenvolvimento no Rio Grande do Sul. “Todas as economias mais avançadas, que possuem alto IDH, têm sua ancoragem na inovação e na tecnologia. O Instituto Prado tem orgulho de contribuir para esse processo por meio da nossa Casa de Startups. Certamente teremos muitas boas novidades das empresas hospedadas em breve”, projeta o presidente.

Ao lado dele, está a competente Susana Kakuta, que dirige o parque e tem mais envolvimento no dia a dia da operação. “Estamos bastante otimistas e cientes de que o parque terá um papel fundamental no desenvolvimento não somente da região em que está instalado, mas em todo o estado do Rio Grande do Sul”, diz.

CASES

Entre as já confirmadas na Casa das Startups está a Prakaranga, uma plataforma digital que busca desenvolver soluções para o varejo automotivo, simplificando a jornada de compra e venda com maior segurança e assertividade. O marketplace apresenta uma série de produtos e serviços para o usuário, oferecendo desde peças até serviços como consultas aos históricos completos de veículos, rastreamento e socorro 24h.

Também do ramo automotivo, a Tru também estará na Casa. Trata-se de uma concessionária digital que une compradores e vendedores, sem perder a segurança de uma concessionária tradicional, tudo com assessoria profissional e laudo técnico garantindo a máxima segurança. A empresa realiza todos os trâmites de venda, desde o anúncio, negociação até a resolução de todas as burocracias do processo de compra e venda.

Atuando na área imobiliária, a Netspaces também estará na Casa das Startups. Trata-se de uma fintech –  empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais – que habilita transações imobiliárias em tempo real. Por meio de uma tecnologia proprietária construída, é a primeira startup a digitalizar um imóvel, permitindo aos proprietários transacionar seu bem imobiliário com maior agilidade, dentro de um ecossistema online totalmente seguro.