Gravataí formará mais de 80 pessoas com deficiência em cursos profissionalizantes

Entrega de certificados será nesta segunda-feira no auditório do Colégio Adventista

Foto: Senai / Reprodução / CP

Com o objetivo de facilitar o ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Prefeitura de Gravataí formará nesta segunda-feira, 21, 83 alunos em cursos profissionalizantes. A entrega dos certificados será feita no auditório do Colégio Adventista de Gravataí a partir das 14h, com abertura do cantor com deficiência visual Artur de Mari, de Canoas.

As qualificações nas áreas de auxiliar de produção (para pessoas com deficiência intelectual) e auxiliar administrativo (deficiência física, visual e auditiva) ocorreram entre novembro de 2022 e junho de 2023. A iniciativa teve recursos do Ministério do Trabalho captados pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência com o apoio da Prefeitura de Gravataí.

Também foram parceiras entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Centro Ocupacional dos Familiares, Amigos e Deficientes Mentais de Gravataí (Cofameg), a Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA), a Associação Down Chute no Preconceito e a Associação Camaleão Azul.

Com idade mínima de 14 anos, os participantes dos cursos também receberam uma bolsa mensal de R$ 500 durante cinco meses. Para os surdos e para as pessoas com deficiência física e visual, os cursos foram oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Já para os alunos com deficiência intelectual, as aulas foram na Apae.