O médico Mauro Sparta assumiu, nesta sexta-feira, como novo diretor do Hospital Universitário de Canoas, tendo à frente desafios como colocar em dia as finanças da instituição.
“O salário dos funcionários está em dia, essa parte está resolvida. Agora eu vou começar a me reunir com todos os fornecedores, os de próteses, órteses, medicamentos, para ver como a situação está e como é que nós vamos fazer uma relação de pagamentos. Vamos acertar com eles para que o hospital continue funcionando. A gente precisa pagar tudo em dia e ainda alguma coisa da dívida do passado. Nós não podemos deixar que o hospital fique com falta de material que impacte nos pacientes, porque nós precisamos ter uma produção aumentada”, declarou, em entrevista à Rádio Guaíba.
Em abril deste ano, a prefeitura de Canoas, responsável pela administração do Hospital, divulgou que a instituição tinha dívida acumulada de R$ 12 milhões. Devido às dificuldades financeiras do município, que vem atrasando os repasses, o hospital suspendeu por falta de insumos a realização de cirurgias com agendamento prévio e que não eram de urgência e emergência, por 23 dias, em início de maio.
O novo diretor disse que recebeu um relatório de 1,2 mil páginas sobre cada um dos setores do Hospital. A partir da leitura do documento, Sparta deve identificar os principais pontos a serem priorizados na gestão.
“Em cima desse relatório que eu tenho, vou ver como está a situação, o que podemos melhorar? Precisa mais do quê? Precisa de mais profissionais? Precisa de mais horários para aumentar a produtividade? Então esse vai ser um trabalho feito com muita atenção durante esta semana. Várias reuniões objetivas em cima dos resultados que foram compilados nesse ano”, acrescentou.
No primeiro semestre, o Hospital Universitário realizou mais de 38 mil atendimentos em ambulatório e mais de 40 mil exames. O corpo médico soma 300 especialistas e quase 1,5 mil colaboradores.
Sparta salientou ter histórico de familiaridade longo com o sistema hospitalar de Canoas, já que durante oito anos, de 2005 a 2013, atuou no Hospital de Clínicas do município e inclusive esteve presente na inauguração do Hospital Universitário, em 2007. Também já atuou na diretoria do Grupo Hospital Conceição, de Porto Alegre, e de dezembro de 2020 a maio de 2023 comandou a Secretario Municipal de Saúde da capital.