Porto Alegre voltará a ter serviço de aluguel de patinetes em setembro

A empresa portuguesa Whoosh instalará inicialmente 400 equipamentos no Centro Histórico e Bom Fim

Foto: Carmelito Bifano / Especial CP

O prefeito Sebastião Melo e o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, anunciaram nesta quinta-feira, durante o 2º Encontro Regional Iclei Sul, no Farol Santander, que a cidade voltará a ter o aluguel de patinetes elétricos a partir de 15 de setembro. Inicialmente, a empresa com sede em Lisboa, em Portugal, Whoosh, irá instalar 400 equipamentos no Centro Histórico e no bairro Bom Fim. Existe a possibilidade que até 1.000 sejam disponibilizados nos próximos meses na Capital gaúcha.

O serviço será 24 horas por dia e o custo será de R$ 3 para o desbloqueio e mais R$ 0,80 por minuto. Os patinetes cumprem todas as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e podem ser usadas nas ruas e ciclovias da cidade. Além de freio, os patinetes têm amortecedor, buzina e luzes em todos os lados.

Para iniciar o aluguel, o usuário terá que ler um QR Code e colocar o celular em uma presilha que fica no topo guidom. Durante o passeio, o aparelho ficará mostrando o mapa da região e os locais de dispensa do patinete. O equipamento não terá um local físico para ser liberado após o uso, mas terá espaços digitais, via aplicativo de celular, onde o usuário terá que deixá-lo.