Porto Alegre sedia encontro de lideranças globais sobre sustentabilidade

Encongtro discutirá genda sustentável para o futuro da população e da economia global

Crédito: Freepik

Com o tema “O Biofuturo já começou” a CMPC, multinacional chilena do ramo da celulose, organiza o Fórum de Sustentabilidade CMPC, no dia 23 de agosto, no Teatro Unisinos, em Porto Alegre. O encontro tem por objetivo reunir lideranças nacionais e internacionais, além de autoridades do setor público, executivos da iniciativa privada, representantes da sociedade civil e da imprensa para debater a importância da agenda sustentável para o futuro da população e da economia global.

Entre as atrações do Fórum de Sustentabilidade CMPC está o palestrante internacional Raj Sisodia – um dos fundadores do movimento Capitalismo Consciente, autor dos best-sellers “Capitalismo Consciente” e “Empresas que Curam”. Desde 2008, Sisodia vem sendo um dos principais difusores dos conceitos de valor compartilhado para os negócios. Outra liderança que participa do debate é o diretor do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e CEO do Grupo CMPC, Francisco Ruiz-Tagle.

O WBCSD é uma associação global com cerca de 200 empresas para atuar de forma representativa em busca de uma agenda do desenvolvimento sustentável no setor empresarial. Ruiz-Tagle é o primeiro integrante latino-americano da história do conselho, que existe desde 1995.

CAPITALISMO CONSCIENTE

A teoria do Capitalismo Consciente surgiu em 2010 a partir de estudo realizado por John Mackey, cofundador e CEO da Whole Foods Market, e Raj Sisodia, especialista em gestão e professor da Babson College. A pesquisa demonstrou que as empresas que mais lucravam também eram as organizações com características mais humanas. A partir disso, foi estabelecido um modelo de gestão em que as companhias geram valor não somente financeiro, mas intelectual, ecológico, social, emocional e ético – sem prejuízo no rendimento para acionistas e investidores.

Esse conceito deu origem a um movimento que atua mundialmente no sentido de sensibilizar e mobilizar lideranças de empresas sobre a importância de criar, simultaneamente, diferentes valores para todos os públicos de interesse do negócio.