Mercado de seguros de carros no RS cresce 21,47% no primeiro semestre, aponta indicador

No país, o aumento médio foi de 12,38% em igual período

Crédito: Freepik

O emplacamento de veículos apresentou alta de quase 14% no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período do ano passado. Foram 1,88 milhão de unidades vendidas nos primeiros seis meses deste ano contra 1,65 milhão em 2022. Este comportamento também fez crescer a demanda por seguros de automóveis que, no mesmo período, apresentou um crescimento de 12,38% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os estados de Rio Grande do Sul, com aumento de 21,47%, e São Paulo, com alta de 13,47%, foram os destaques no período. Minas Gerais e Rio registraram aumento de 11,90% e 5,35%, respectivamente. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da empresa de soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. Em junho, quando comparado ao mês de maio, a demanda se manteve estável com leve queda de 0,33%.

O comportamento do indicador registrado nos primeiros meses do ano está relacionado à forte alta dos valores do seguro. Até então, os segurados estavam acostumados a somente renovar o seguro, sem cotar outras companhias, mas começaram a procurar o menor preço.