Feira do Livro de Porto Alegre abre agendamento para visitação escolar; evento espera mais de 15 mil estudantes

Projeto, denominado "O autor no palco", proporciona um momento de conversa e de descontração com o autor escolhido

Foto: Diego Lopes/Câmara Rio-Grandense do Livro

Escolas públicas e particulares de todo o Rio Grande do Sul já podem agendar a visitação de alunos do Ensino Fundamental à 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, que promove o encontro de crianças e adolescentes com autores da literatura infantil e juvenil. Neste ano, a Feira espera receber mais de 15 mil estudantes. Para isso, basta que a escola envie e-mail para [email protected] e preencher o formulário da inscrição, citando os cinco principais autores que os estudantes querem conhecer. A organização da Feira, então, promove um encontro com um dos escritores.

O projeto, denominado “O autor no palco”, ocorre no Teatro Carlos Urbim, localizado na Travessa Sepúlveda, entre o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e o Memorial do RS. A coordenadora da área infantil e juvenil, Sônia Zanchetta, salienta a importância do contato dos estudantes com o universo da literatura. “A ida à feira é um momento super marcante para os alunos, porque eles vão conhecer o autor das obras eles leram. Então é um momento super significativo para a formação do leitor, o principal objetivo da programação da área infantil e juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre: formar leitores de literatura, que é de onde surgem os ‘leitores para sempre’, os leitores que vão seguir lendo depois de sair da escola”, explica.

O teatro recebe os encontros durante os turnos da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira. Além disso, em cinco noites, ocorrem saraus e outras atividades para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aos fins de semana e feriados – dias 2 e 15 de novembro –, concertos, espetáculo de teatro para crianças e famílias estarão na programação do espaço.

Em 21 de agosto (segunda-feira), começa o agendamento de alunos do ensino médio e do EJA. Em setembro, em data a ser confirmada, vai ser a vez da educação infantil.

O deslocamento dos estudantes das escolas municipais costuma ser oferecido pelas prefeituras. O governo gaúcho ainda não se manifestou sobre se vai custear o deslocamento às escolas da rede estadual.

Neste ano, conforme Sônia Zanchetta, a programação das áreas está focada principalmente na riqueza e na diversidade da cultura brasileira e vai ser montado o Quintal das Histórias, com contação de histórias para o público infantil.

A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre entre 27 de outubro e 15 de novembro na Praça da Alfândega, no Centro Histórico.