O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira o edital para repasse de recursos ao programa para Hospitais de Pequeno Porte, por meio da Secretaria da Saúde e anunciou os programas Universitário do Amanhã e Empreender Social RS, através da secretaria da Assistência Social. Os lançamentos ocorreram em solenidade realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário de Assistência Social (SAS) Beto Fantinel, da secretária de saúde Arita Bergmann, prefeitos, demais autoridades e parceiros das novas iniciativas, como o Centro Integrado de Integração Empresa Escola (CIEE).
Para 125 hospitais com capacidade de até 50 leitos estão previstos recursos de R$ 30 milhões, por meio do programa Avançar na Saúde. A secretária Arita Bergmann destaca que estes investimentos servem para descentralizar atendimentos evitando deslocamentos dos usuários até hospitais de cidades maiores. Segundo ela, nem todas as especialidades estarão disponíveis. “Esses hospitais poderão ter atendimento de urgência e emergência tipo pronto-atendimento, poderão evoluir para a área de diagnóstico, poderão fazer pequenas e pequeníssimas cirurgias, mas não estamos nessa configuração liberando a realização de partos, porque isso exige uma estrutura mais complexa”, destacou.
O secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, disse que a parceria com o CIEE, no programa Universitário do Amanhã, por meio de cursos, é destinada a permitir condição de igualdade em disputas como o Enem para estudantes de menor condição financeira. “A gente vai dar oportunidade destes jovens vulneráveis que ficam à margem de processo de qualificação pra pré-Enem, para eles terem oportunidade”.
Eduardo Leite destacou que os três projetos são dedicados a ‘cuidar das pessoas’. O governador acredita que a reestruturação financeira do estado permitirá uma política continuada para os hospitais de pequeno porte. Já o programa Universitário do Amanhã será feito de forma remota em pequenas cidades e Leite acredita que será um reforço a mais no aprendizado. Para ele a escola segue sendo prioridade no ensino. “Estamos olhando justamente para os municípios de até 25 mil nesse caso, justamente pela dificuldade de acessar cursos disponíveis em grandes centros(…). E é um instrumento de ajudar a orientar o estudo, como se preparar”, conforme Leite.
Por fim, o Empreender Social RS é um Acordo de Cooperação Técnica com a ONG Aliança Empreendedora. O objetivo é capacitar microempreendedores e nanoempreendedores do Estado por meio da oferta de cursos de qualificação voltados à área de empreendedorismo e finanças. Serão oferecidas 15 mil vagas nessa parceria.