Campos Neto considera “acertado” o reajuste de combustíveis feito pela Petrobras

Dirigente defendeu que o País é um dos poucos com expectativas de inflação dentro das bandas da meta em 2023, 2024 e 2025

Foto: Alina Souza/Arquivo/CP

O reajuste dos preços dos combustíveis anunciado pela Petrobras foi acertado. A opinião é do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e foi dada durante o 35º Congresso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizado em São Paulo. “Não é bom um distanciamento grande de preços, mesmo tendo um impacto negativo”, disse, em referência ao impacto sobre a inflação em 2023.

Ele defendeu que o País é um dos poucos com expectativas de inflação dentro das bandas da meta em 2023, 2024 e 2025. Campos Neto também reafirmou que o Brasil foi um dos primeiros países do mundo discutir sua política de juros diante do choque de inflação pós-pandemia.

Segundo ele, grande parte do mundo está tendo queda da inflação, mas nos núcleos isso muda um pouco, e que a queda dos núcleos de inflação nos países avançados é pequena até agora. “No mundo emergente, Brasil e Chile estão com queda mais rápida dos núcleos”, afirmou.