O sol predomina no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira, com amplos períodos de céu claro na metade Norte. No Oeste e no Sul, o sol aparece acompanhado de nuvens. Uma massa de ar quente cobre o mapa gaúcho trazendo um dia de calor atípico para a metade de agosto.
O amanhecer ainda deve ser frio em algumas áreas, em razão do tempo aberto, especialmente em baixadas da Serra e dos Aparados, que podem ter neblina e nevoeiro. Já a tarde vai ser quente em diversas cidades. Máximas acima de 30ºC podem ser registradas em localidades do Oeste, do Noroeste, do Centro gaúcho, vales e Grande Porto Alegre.
As mínimas vão rondar 11ºC em Santa Cruz do Sul, 8ºC em Vacaria e 3ºC em São José dos Ausentes. Já as máximas podem chegar a 30ºC em Uruguaiana e 31ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 11ºC e 29ºC.
O Rio Grande do Sul ainda amanheceu com frio, nesta terça, com mínimas de 0,2ºC em São José dos Ausentes e 5,6ºC no extremo Sul de Porto Alegre. Como previsto, a massa de ar quente, proveniente do Nordeste da Argentina, chegou rápido, com o afastamento do ar frio para o oceano. A tarde registrou calor. As máximas foram de 30,5ºC em Colinas, e de 30,1ºC em Teutônia. Em Porto Alegre, ficaram entre 26ºC e 27ºC.
Na quinta, o calor ganha ainda mais força. Horas antes da chegada de frente fria, o aporte de ar quente no Rio Grande do Sul vai aumentar e elevar ainda mais a temperatura. A tarde deve ter máximas de verão, com valores até 12ºC a 15ºC acima da climatologia dessa época do ano em algumas cidades.