O mês de junho registrou o maior fluxo de desembarques internacionais na capital gaúcha desde a adoção de lockdown em razão da pandemia de Covid-19, em de março de 2020. O levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo mostrou que desceram no Aeroporto Internacional Salgado Filho quase 18 mil turistas no sexto mês do ano. Desde janeiro, chegaram cerca de 83 mil passageiros de outros países, um aumento de 66% em comparação ao mesmo período em 2022.
Para a titular da Pasta, Júlia Evangelista Tavares, Porto Alegre está retomando o movimento turístico pré-pandemia. A secretária reforçou a qualificação nos serviços turísticos da capital.
Os dados de chegadas foram extraídos do Painel de Turismo, desenvolvido pela equipe econômica da pasta, com base em informações da Fraport. O painel reúne, ainda, informações sobre a taxa de ocupação de hotéis; perfil dos trabalhadores e localização da rede hoteleira, bares e restaurantes; e o perfil dos atendimentos no Centro de Informações Turísticas (CIT) da cidade.
Recentemente, a Azul Viagens anunciou 19 voos semanais com destino ao Salgado Filho. A empresa espera atender a estimativa de 20 mil passageiros no fim do ano, principalmente no Natal, que devem buscar a Serra gaúcha como destino turístico. Os voos semanais vão sair de Belo Horizonte, Brasília, Uberlândia e Goiânia, além de Congonhas (SP), Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Bauru.