Gramado: Troféu Oscarito de Léa Garcia vai ser entregue ao filho, ainda hoje

Cerimônia de entrega a Laura Cardoso ocorre na sexta-feira, dia 18

Foto: Cleiton Thiele / Agência Pressphoto / Divulgação

A organização do 51º Festival de Cinema de Gramado informou uma mudança no cronograma devido à morte da atriz Léa Garcia. A pedido da família, o troféu Oscarito referente à homenagem a Léa vai ser entregue, na noite desta terça-feira, ao filho, Marcelo Garcia. Ele recebe o troféu no palco do Palácio dos Festivais, no início da primeira sessão. Já o troféu de Laura Cardoso, que também havia sido programado para hoje, vai ser entregue na sexta-feira, no Palácio dos Festivais.

Léa Garcia possuía uma história antiga com Gramado, conquistando quatro Kikitos com “Filhas do Vento”, “Hoje tem Ragu” e “Acalanto”. Ela tinha no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão, e permanecia em pleno exercício da profissão. Com uma célebre trajetória nas artes, tornou-se indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes, em 1957, pela atuação no filme “Orfeu Negro” que, em 1960, ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França.

Neste ano, Léa havia participado do lançamento da biografia “Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: a trajetória e o protagonismo de Léa Garcia”, escrita por Julio Claudio da Silva. Nascida em 11 de março de 1933 no Rio de Janeiro, a atriz teve grande importância ao coroar o espaço de artistas negros na dramaturgia brasileira.

Ela teve a morte confirmada na manhã de hoje pelo filho e empresário, Marcelo. De acordo com o Hospital Arcanjo São Miguel, Léa sofreu um infarto agudo do miocárdio.