O Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas (FGV) registra um crescimento de 0,2% na atividade econômica no segundo trimestre, em comparação com os primeiros três meses do ano. Na comparação anual, o crescimento da economia no primeiro trimestre foi de 2,6%. Na análise mensal, a economia cresceu 1,3% em junho, comparado a maio e 2,7% com relação a junho de 2022.
Segundo Juliana Trece, coordenadora da pesquisa da FGV, o forte crescimento registrado no 1º trimestre do ano, a atividade econômica mostrou desaceleração no 2º trimestre. “Apesar da forte retração registrada pela agropecuária, os modestos crescimentos do setor industrial e de serviços colaboraram para o resultado positivo de 0,2% no trimestre”, comentou.
Para ela, o resultado mostra resiliência da economia, que segue em terreno positivo mesmo com grande parte do bônus da agropecuária tendo se reduzido. “Por outro lado, esse fraco crescimento também ilustra a pouca capacidade de reação da economia para crescer de forma mais robusta em um ambiente de baixo investimento, juros altos e elevado grau de endividamento das famílias”, ponderou.