Campos Neto admite que BC vai rever projeções depois do reajuste dos combustíveis

Reajuste anunciado para o diesel e a gasolina deve elevar em 0,40 ponto percentual no IPCA entre agosto e setembro

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ABr

O que foi considerado um reajuste “grande” de combustíveis anunciado nesta terça-feira, 15, pela Petrobras tem impacto sobre a inflação e o Banco Central deve revisar suas projeções para o comportamento dos preços a partir desse novo dado. A afirmação é do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e reflete avaliações do mercado financeiro sobre o anúncio da estatal.

Em evento promovido pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Campos Neto afirmou que o reajuste anunciado para o diesel e a gasolina deve gerar uma elevação de 0,40 ponto percentual no IPCA entre agosto e setembro. “O impacto do diesel não é direto, é indireto na cadeia, mas o impacto da gasolina é direto no IPCA. Então, a gente provavelmente vai ter revisões (nas projeções de inflação) com o reajuste de hoje”, afirmou.

A Petrobras anunciou um aumento de 16,3% nos preços médios da gasolina e de 25,8% nos do diesel vendidos a distribuidoras, a partir desta quarta-feira, 16. Na apresentação, Campos Neto ainda afirmou que o BC segue avaliando o comportamento da inflação de serviços, que, segundo ele, começou a cair.