Semana com os olhos voltados para o arcabouço fiscal

Relatório Focus desta segunda-feria, trará impressões de mais de 100 instituições sobre os indicadores macroeconômicos

Crédito: Freepik

Sem dados econômicos para concentrar a atenção de investidores e analistas, a semana na economia vai remeter as atenções para a condução das articulações que envolvem a condução política do arcabouço fiscal no Congresso. Além disso, na quarta-feira, há chances do relator da reforma tributária apresentar o plano de trabalho da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O período, entanto, começa nesta segunda-feira, 14, com o Relatório Focus do Banco Central, trazendo as impressões de mais de 100 instituições sobre os indicadores macroeconômicos. Na sexta-feira, 11, o IBGE anunciou uma inflação de 0,12% no mês de julho, ficando 0,20 ponto percentual acima da taxa de -0,08% registrada em junho. No ano, o IPCA acumula alta de 2,99% e, nos últimos 12 meses, de 3,99%, acima dos 3,16% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2022, a variação havia sido de -0,68%. Entre as regiões, a maior variação foi em Porto Alegre (0,53%), em função da alta do preço da gasolina (6,98%).

O índice de atividade econômica do Banco Central, IBC-Br de junho, será divulgado também nesta segunda-feira, adiado da última sexta em função da mobilização de servidores. O mercado projeta um avanço de 0,6% em relação ao indicador de maio. Outro indicador parcial que será divulgado na semana será IGP-10, com expectativa de uma retração de 0,28% em agosto, na comparação mensal, levando o índice anual a -7,5%.

 

CENÁRIO INTERNACIONAL

No cenário internacional, e com repercussão nos principais mercados mundiais, analistas aguardam a divulgação, na quarta-feira, 16, da ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto, realizada nos dias 25 e 26 de julho. No encontro, o Federal Reserve divulgou a retomada do ciclo de aperto monetário, elevando os juros para o intervalo entre 5,25% e 5,50% – maior nível em mais de 20 anos. Também no mercado norte-americano, a semana reserva a divulgação de dados da atividade econômica do país em julho, como vendas do varejo e a produção industrial.

Na Zona do Euro, será divulgado na sexta-feira, 18, o índice de inflação ao consumidor do mês de julho. Na quarta-feira, 16,, tem a preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2023, com previsão de avanço de 0,3% em relação aos três primeiros meses do ano e de 0,6% em bases anuais.